SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a SÃO JOÃO DO ARRAIAL/PI

Potencialidades

ECONOMIA

...

Devido ao isolamento dos maiores centros comerciais do Piauí, a cidade criou um banco local para contornar a falta de serviços bancários, o Banco dos Cocais, criado em dezembro de 2007, inspirado na experiência do Banco Palmas. Com o banco foi criada uma moeda própria, aceita apenas na cidade, o "cocal”, (uma espécie de moeda social).

 

O Conselho do banco é de responsabilidade da sociedade civil, da prefeitura e entidades locais. Além da distribuição da moeda, a instituição funciona para pagar os servidores da região, arrecadar taxas públicas, como de água e energia, e distribuir benefícios como o Bolsa Família. Tem reconhecimento do Banco Central, desde que circule o dinheiro somente na cidade. As notas distribuídas vão de C$ 0,50 (Cinquenta centavos de Cocais), C$ 1,00 (Um Cocal), C$ 5,00 (Cinco Cocais) e C$ 10,00 (Dez Cocais). A moeda cocal tem valor equivalente a moeda nacional R$ (Real).

 

As cédulas são estampadas com ícones da cultura e economia local, além possuir um selo que dificulta a sua falsificação, com o custo de R$ 0,15 por moeda fabricada. O responsável pela impressão das notas é o Instituto Palmas, gestor e certificador de bancos comunitários no Brasil. 

site: www.sja.pi.gov.br