SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a SÃO JOÃO DO ARRAIAL/PI

História

Perfil do Município

...

 

O município de São João do Arraial situa-se a 186 km de Teresina. Está localizado na região norte do Piauí, hoje denominada pelo Governo Estadual Território dos Cocais. Possui uma área de 200,2 km 2 . Ao norte faz limite com as cidades de Luzilândia e Matias Olímpio; ao sul com Campo Largo e Esperantina, a leste com Morro do Chapéu e Luzilândia e a oeste com Campo Largo. O acesso à cidade pode ser feito pela BR 222 e PI 116 . 

O município possui uma população de 7.022 mil habitantes, sendo sendo 40% na zona urbana da cidade e 60%, na zona rural. Sua população é formada por pessoas da própria região e por cearenses que migraram para o Piauí durante as grandes secas, nos anos 15, 32 e 58. 

A economia e renda da cidade vêm da agricultura de subsistência e do extrativismo vegetal, do babaçu e tucum. Na produção agrícola se destaca o cultiva do arroz, milho, mandioca e feijão. Na pecuária a produção concentra-se na criação de caprinos, bovinos, suínos e aves. 

Na área da educação, o município oferece ensino infantil, fundamental e alfabetização de jovens e adultos. São João do Arraial possui escolas na sede, como também, na zona rural. Existe, ainda, um trabalho especial realizado com crianças através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. 

O atendimento na área de saúde é feito através de uma Unidade Municipal de Saúde da Família instalada na sede do município, e por 04 (quatro)  postos instalados nas comunidades Santa Maria, Marajá, São José e Marruazinho. 

O município possui, ainda, um Centro de Referência em Assistência Social - CRAS responsável pela implantação dos programas assistenciais oferecidos pelo governo federal e estadual. 

Povoado Arraial pertencia ao município de Matias Olímpio. Em 1970, o Senhor Miguel Ramos, morador da região, sugeriu a um grupo de amigos a construção de um campo de futebol onde hoje está localizada a praça principal da cidade. Após a instalação do campo, começou a haver um movimento e as pessoas passaram a ir todo final de semana para região. 

Com o passar do tempo, a proprietária do terreno onde funcionava o campo de futebol, Raimunda Pereira, solicitou uma sugestão de nome para o local. A denominação deveria estar ligada ao padroeiro São João Batista. Após várias discussões com a comunidade, surgiu o nome de Arraial de São João. 

Ao lado do campo de futebol, foi construída uma capela de palha onde se realizavam orações. A partir deste momento, começaram a surgir as primeiras casas ao redor da capela. Na década de 80, o povoado recebeu uma escola, energia, um posto telefônico. Já nos anos 90, surgiram os primeiros movimentos para emancipação do povoado. 

Houve um plebiscito. Em 1997, Arraial de São João se emancipou. A primeira administração foi do Prefeito Bernardo Aroldo Rocha (PMDB ou PDS)? . Administrou a cidade por dois mandatos. Foi durante esta administração que o nome da cidade foi modificado para São João do Arraial. Hoje, o município vive sua terceira administração com prefeito Francisco das Chagas Limma do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lei de Criação

O município de São João do Arraial foi criado pela Lei Estadual Nº 4.680, de 26 de janeiro de 1994, e instalado no dia 1º de janeiro de 1997. 

site: www.sja.pi.gov.br