São João do Arraial vacina 100% do rebanho contra a febre aftosa

Data de Publicação: 26/01/2024

O município de São João do Arraial obteve 100% de alcance na vacinação contra a febre aftosa, segundo dados da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA).

Na região do Território dos Cocais, apenas São João do Arraial e Morro do Chapéu do Piauí conseguiram atingir tal marca. “Isso se deve ao empenho dos produtores e profissionais da saúde animal, que trabalharam em prol da proteção do rebanho da nossa cidade”, diz a prefeita Vilma Lima.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus, a qual afeta, principalmente, bovinos, caprinos, ovinos, suínos e búfalos. Dentre os sintomas dessa doença, estão: febre alta, aftas na língua e na boca, baba em excesso e lesões frequentes nos cascos e tetos dos animais.

“Os cuidados que nossos produtores tiveram em relação à contenção da transmissão da doença, em conjunto com a vacinação, resultou no alcance da marca de 100% do nosso rebanho sem febre aftosa”, finaliza Mauro Mendes, secretário municipal de Agricultura.